itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018
(14) 98130-2992

TERAPIAS COMPLEMENTARES:

Uma visão Holística do ser humano

As Terapias Complementares, também chamadas de alternativas ou naturais são hoje a opção de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essas terapias tem uma visão holística do ser humano e seus problemas. Nessas terapias o homem não se resume apenas em um corpo físico, e sim é visto como um complexo formado de uma individualidade inteligente (chamada de corpo emocional), um corpo energético, e um corpo físico, não podendo assim ser tratados individualmente.

No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e trata-lo para que assim deixe de existir não só a doença, mas também a causa que a provoca.

Dentre essas terapias, destacam-se a Acupuntura, a Osteopatia, Fitoterapia, Quiropraxia e Pilates. Nesse contexto surgiu a Clínica Crescer, que foi criada inicialmente com o nome de Clínica de Medicina Tradicional Chinesa, no ano de 2002 e a partir de abril de 2005 passou a adotar o nome de Clínica Crescer. No final de 2005 a Clínica firmou uma parceria com o Centro de Estudos de Terapias Naturais (CETN), passando a realizar vários cursos na cidade de Bauru, como curso de pós-graduação em Acupuntura, Acupuntura estética, entre outros, tornando-se um centro de referência no interior de São Paulo na formação de acupunturistas e profissionais das terapias naturais. Sempre buscando aprimorar mais seus serviços e baseado na constante atualização e formação de seus profissionais, a Clínica Crescer fez jus a seu nome e cresceu e agora se tornou um instituto, o Instituto de Terapias Marcelo Milanda (ITMM), trazendo o nome de seu fundador e diretor. O Instituto de Terapias Marcelo Milanda agrega toda a experiência de mais de 10 anos em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) do biomédico-acupunturista Marcelo Milanda, juntamente com outros experientes profissionais na área de fisioterapia, quiropraxia, osteopatia, Pilates e outras técnicas complementares.

E sempre com o objetivo de aprimorar e melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes, agora em parceria com o Instituto Alavarce de Reabilitação da Coluna (IARC), traz para Bauru o que há de mais moderno em terapias manipulativas. Como uma das especialidades do IARC, a OSTEOPATIA é uma ciência terapêutica, que busca através de seus estudos relacionar todos os sistemas corporais, podendo interligar alterações vertebrais, quadros dolorosos na coluna com disfunções viscerais, alterações e tensões das meninges neurais. Para que possamos elaborar um tratamento devemos ser capazes de associar, os sistemas com as articulações a serem tratadas. Um exemplo comum é uma dorsalgia, que é totalmente ligada às disfunções de fígado, visto que sua inervação parte da 8° vertebra torácica.

Partindo dos princípios que regem a OSTEOPATIA, Dr. Felipe Alavarce – Membro do Conselho Clínico e Ciêntífico da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa, ABRAFIM - idealizou e através de parcerias fundou o IARC, trazendo através de sua formação o que há de mais moderno e atual para tratamento de patologias da coluna, associando toda filosofia do estudo osteopático com equipamentos modernos. Hoje o Instituto de Terapias Marcelo Milanda em conjunto com o IARC possui uma das melhores infraestruturas para tratamentos não cirúrgicos de patologias da coluna, contando com a maca FLEX TRAC, a qual possui uma alta tecnologia e é dotada de um sistema único de flexão-distração (descompressão), sendo indicada para hérnias discais, protusões discais, ciatalgias (dores associadas ao nervo ciático), e um estúdio completo de Pilates para fortalecimento e adequação postural.

Através de suas parcerias o IARC apenas não está trazendo tratamentos únicos e eficazes, atua também no auxilio da formação de novos profissionais, trazendo para Bauru há dois anos, junto ao ITMM cursos de aprimoramento em Fisioterapia e agora, em uma nova jornada, trará para Bauru o curso mais completo de formação em OSTEOPATIA, através da Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa – EBRAFIM, sendo o ano de 2014 um ano de eventos, cursos e palestras, para assim poder contribuir por completo para sociedade Bauruense.


https://issuu.com/atencao30_/docs/janeiro_2014
itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018 / 98130-2992