itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018
(14) 98130-2992

DOENçAS DA PELE, DOENçAS DA ALMA

A pele é o maior órgão do corpo humano, desempenhando um conjunto de funções que ultrapassam largamente a mera função de proteção. A patologia dermatológica, pela sua visibilidade, está entre as que mais interferem no nosso bem-estar, com possíveis repercussões na autoestima e limitações na interação social do paciente. Por outro lado, o aparecimento de uma lesão cutânea poderá ser o primeiro sinal de uma disfunção interna. De acordo com os clássicos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a doença de pele poderá ter como origem três fatores: genéticos (hereditários), endógenos (que incluem desequilíbrios hormonais ou imunológicos e emocionais) e exógenos (corresponde a fatores infecciosos, alimentares ou ambientais).

Entre os fatores endógenos, a MTC dá grande importância ao estado emocional do paciente. Atuando como fator desencadeante ou sendo consequência da visibilidade das lesões cutâneas, facilmente se verifica uma relação entre o estado emocional do paciente e a melhoria ou agravamento da patologia dermatológica. Numerosos são os casos de pacientes que, após um choque emocional, desenvolvem patologia cutânea.

Deste modo, a MTC procura, não apenas um alívio sintomático das lesões cutâneas, mas sim regularizar os desequilíbrios endógenos que possam estar na origem dessas mesmas lesões (sejam eles emocionais, imunitários, hormonais ou digestivos), permitindo simultaneamente uma maior resistência à exposição aos fatores ambientais (entre os quais alergênicos ou variações climáticas).

Atualmente também se destaca o crescimento da acupuntura na estética, desenvolvendo técnicas de rejuvenescimento facial, tratamento de acne entre outros tratamentos estéticos.

A acupuntura torna-se uma opção válida e eficaz no tratamento das doenças de pele, sem uso de substâncias químicas, o que permite a sua utilização complementarmente com os tratamentos já prescritos por outros profissionais de saúde, evitando possíveis riscos de interação medicamentosa.

Para a MTC, uma pele saudável é reflexo de um corpo saudável.

https://issuu.com/carolinabritto4/docs/edi____o_de_novembro
itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018 / 98130-2992