contato@acupunturabauru.com.br
(14) 3234-1914 / 3011-1018
(14) 98130-2992

Auriculoterapia Chinesa

Conceito

Auriculomedicina é um sistema altamente desenvolvido de diagnóstico e tratamento, utilizado para descobrir doenças em qualquer parte do corpo humano através do exame do pavilhão auricular. Dentro deste sistema da Medicina Tradicional Chinesa, a Profª Huang Li Chun é fundadora e principal promotora dos conhecimentos nesta área, dando origem a um método infinitamente valioso para o diagnóstico e tratamento através do pavilhão auricular.


Dr. Marcelo Milanda e Dra. Huang Li Chun


O Diagnóstico Auricular, ao contrário de outros sistemas médicos, chamado de medicina auricular pode examinar as condições físicas de uma pessoa de uma forma muito simples, é de baixo custo, e bastante preciso. Ao verificar diferentes pontos auriculares, podem-se obter informações sobre o estado de saúde de uma pessoa. Mais importante, ele também pode dar as informações do histórico das doenças e também prevê os potenciais de certas doenças, como a diabetes.



Diagnóstico Auricular



1) Inspeção



Este é um método de diagnóstico usado para observar a descoloração, deformação, descamação, pápulas e alterações vasculares na orelha. É normalmente usado para diversas doenças agudas ou crônicas e para as crises agudas de doenças crônicas. É aplicado principalmente para localizar ou tratar a área da doença e para o diagnóstico qualitativo.


2) Método de Palpação



É um método de diagnóstico que emprega o uso de uma sonda ou a caneta de detecção através da pressão para identificação de pontos sensíveis auriculares, e assim realizar o diagnóstico. Quando uma pessoa sofre de uma doença, especialmente para uma doença aguda, os fenómenos de um limiar inferior de dor e sensação de dor aparecerão no ponto auricular. Esta é à base do Método de Palpação. Este método é aplicado para diagnosticar várias doenças agudas, doenças dolorosas, determinando a natureza ou diferenciação de um tumor, e tratamento de doenças.


3) Método de Pressão



É um método de diagnóstico que utiliza a caneta de palpação para pressionar os pontos auriculares e à observação da marca pressionada. Quando uma pessoa está doente, uma deformidade como uma eminência ou inchaço aparecerá no ponto correspondente na orelha. As marcas de pressão têm uma diferença de coloração, profundidade e do tempo de recuperação. Isto é à base do diagnóstico clínico. Este método é usado principalmente para doenças agudas e crônicas. Também é utilizada para diferenciar síndromes de deficiência e excesso.


4) Exploração



Este método de diagnóstico emprega o uso do toque. Uma caneta de detecção é utilizada para reações de toque, como saliência, depressão, edema ou inchaço. O ponto da aurícula vai alterar a sua forma variadamente, juntamente com a ocorrência e desenvolvimento das alterações patológicas quando a pessoa sofre de uma doença. Para doenças crônicas e orgânicas, uma marca permanente se manterá na orelha depois que a doença foi curada. O Método de exploração desenvolveu-se rapidamente nos últimos dez anos. Além disso, melhora a aplicação do ponto único, especialmente o diagnóstico e diferenciação de um ponto para várias doenças. O método de palpação é aplicado principalmente para o diagnóstico de doença crônica, ou o estudo de uma história do caso do paciente.


5) Detecção Auricular Elétrica



Este é um método de diagnóstico que mede a resistência cutânea auricular. Analisando os pontos auriculares e tendo os resultados, podem ser uma referência para o diagnóstico e como fundamento de seleção do ponto. Quando uma pessoa está sofrendo ou teve uma doença, a resistência cutânea dos pontos auriculares que se relacionam com a doença irá diminuir drasticamente. Assim, com um detector auricular, podemos medir essa mudança. Detecção elétrica é usada para a doença aguda e crônica, crises agudas de doença crônica, tumor, doença dolorosa, e a estimativa e julgamento da pressão arterial. Podemos aumentar a taxa de diagnóstico usando palpação em conjunto com detecção eléctrica.


6) Diagnóstico Auricular Completo



Os métodos de diagnóstico múltiplos atribuem valores de diagnóstico de acordo com a fase da doença. Alguns são aplicáveis para o diagnóstico de doenças agudas ou dolorosas e alguns são aplicáveis no diagnóstico de desordens crónicas ou orgânicas. Através da observação clínica, observa-se que a principal alteração para a doença aguda é um decréscimo de limiar da dor e da resistência dos pontos relevantes auriculares. Assim, palpação e detecção eléctrica são geralmente aplicados para a doença aguda. Para uma doença crônica, a principal alteração é a deformidade dos pontos relevantes auriculares. Esta é a razão que a exploração é sempre usada para doença crônica. Portanto, a fim de realizar uma avaliação completa no pavilhão auricular, utiliza-se uma junção de vários métodos diagnósticos que se complementam.


Primeiro: Inspeção. A inspeção é também chamada de observação. Para a primeira visita de um paciente, o melhor é a fazer a inspeção auricular primeiro para descobrir a localização e a fase da doença. Então, podemos fazer um julgamento mais de acordo com os achados de palpação e detecção elétrica.


Segundo: A palpação. A sensibilidade é a principal mudança de doença aguda ou doença dolorosa. A deformidade é a principal mudança de doença crônica e orgânica. A palpação é muito importante, a fim de descobrir alterações especiais dos pontos auriculares. Palpação inclui quatro métodos de detecção:


Terceiro: Detecção Elétrica e Ouvir. É um método de detecção da aurícula com um detector auricular elétrico, o qual pode mostrar o distúrbio de várias maneiras. Em seguida, analisamos as reações positivas. Normalmente, vamos terminar a palpação, a detecção elétrica e ouvir ao mesmo tempo.


Quarto: diferenciação de síndromes. É um método abrangente das reações positivas que obtemos através dos três métodos mencionados acima, combinadas com o histórico do caso e aplicar o conhecimento da MTC e Medicina Ocidental, então podemos fazer um diagnóstico, preciso, diferencial e proporcionar uma base para o tratamento.




Tratamento Auricular



As orelhas têm sido utilizadas para tratar doenças na China por mais de 2000 anos. Com base na teoria do "Embrião invertida", as orelhas refletem a condição do corpo humano. Pontos auriculares são os locais específicos que correspondem a uma parte do corpo. Ao estimular os pontos auriculares, podemos tratar a desarmonia da sua parte correspondente (s). Há 16 importantes métodos de tratamento auriculares que têm sido desenvolvidos, como o Terapia Auricular com agulhas filiformes, Eletro-Acupuntura Auricular, Terapia Auricular com sementes, Massagem Auricular e sangria auricular são os mais comumente usados em Medicina Auricular, por causa da sua simplicidade e eficiência.



Terapia Auricular com Semente



Isto também é referido como o método da "semente de pressão". Refere-se à aplicação de uma semente, dura e lisa, uma esfera de metal ou um ponto magnético, em um ponto auricular selecionado, e pressionando-o de forma adequada, para estimular o ponto, no tratamento de várias doenças. São os métodos de tratamento mais populares em desenvolvimento nos últimos 25 anos.

A terapia auricular das sementes foi desenvolvida através da Terapia Auricular com agulhas filiformes e Terapia Auricular com agulhas semi-permanentes. A inserção de agulhas é muito eficaz, porém pode produzir um pouco de desconforto, o que afugenta muitos pacientes.

O tratamento auricular com sementes ou esferas, por outro lado, é seguro e indolor. O paciente pode até mesmo estimular constantemente ele mesmo, pressionando as sementes associadas aos pontos de acupuntura.

Este método é muito indicado para crianças, ou aqueles outros que têm medo da dor, ou que não pode receber tratamento diário. Através de registos de prática clínica, foi confirmado que terapia auricular de sementes é mais aceitável pelos doentes e pode atingir os efeitos terapêuticos satisfatórios.



Massagem Auricular Terapêutica



A Massagem é um método externo de prevenção e tratamento de várias doenças, por prensagem, esfregando, amassando, torção, prensagem digital, entre outras formas. É fácil e simples. Ao massagear o pavilhão auricular corretamente, pode ajudar a tratar e prevenir doenças.

Existem dois métodos de massagem auricular comumente utilizados: auto-massagem auricular e massagem auricular de ponto. Auto-massagem auricular é realizada pressionando, esfregando, levantando, ou amassando áreas específicas da orelha. Auto-massagem auricular pode ser indolor e pode ser aplicado extensivamente e instantaneamente como um tratamento acessório, especialmente no tratamento de dor de cabeça, neurastenia, e hipertensão.

Massagem persistente da orelha de manhã e à noite podem alcançar excelentes efeitos sobre a saúde, tais como a promoção da circulação de Qi e sangue nos canais, drenagem dos canais colaterais, que regula as funções dos órgãos internos, fortalecer o baço, reposição do Qi, tonificar os rins, e melhorar a audição.

Este método também é chamado de "Reforço da muralha da cidade."

A Massagem Auricular de Ponto, também conhecida como "Massagem intensiva de Ponto Auricular", consiste na pressão do ponto de tratamento que está relacionado com a doença, através de um apalpador ou outro objeto de ponta romba.

Ponto de prensagem é indicado para aliviar a dor, prevenir doenças e preservar a saúde.



Sangria Auricular



Este é um método de tratamento de doença por punção do ponto auricular com uma agulha auricular filiforme, com uma agulha intradérmica ou uma lanceta. Este método é indicado para tratar a febre alta e convulsões devido à febre, dor devido à estagnação do sangue, cefaléias, tonturas e vertigem devido à hiperatividade do yang do fígado, inchaço e dor de conjuntiva, constipação, dermatose devido ao calor excessivo dos pulmões e intestino grosso. Sangria Auricular é extremamente eficiente na drenagem dos canais, promovendo a circulação sanguínea, eliminando a estagnação do sangue, tranquilizando a mente, retirando calor e aliviando a inflamação e a dor. Assim, o tratamento auricular é muito diferente da acupuntura porque não penetra no corpo e é, basicamente, indolor. Quando as sementes permanecem na orelha durante cerca de uma semana, os pacientes podem tratar-se, e resultados melhores podem ser obtidos. Tratamento auricular tem sido provado ser bastante eficaz no tratamento de muitas doenças, incluindo doença endócrina, e vários sintomas de dor.

contato@acupunturabauru.com.br
(14) 3234-1914 / 3011-1018 / 98130-2992