itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018
(14) 98130-2992

AS EMOÇÕES E A NOSSA SAÚDE

Nosso corpo é uma máquina perfeita, porém que se relaciona e troca informações com o meio em que vivemos. Portanto, desde o ambiente físico, alimentação e emoções refletem e interferem no seu funcionamento, promovendo alterações adaptativas que podem promover desequilíbrios no seu funcionamento e assim surgem os problemas de saúde. As doenças surgem como um alerta de que algo não está bem, que foi rompido a homeostase (equilíbrio) do organismo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Saúde como completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença. Preconiza- se alimentação saudável, saneamento básico, educação, trabalho, renda, transporte, lazer, meio ambiente, atividade física, moradia e o acesso aos bens e serviços essenciais, para que todos tenham saúde. Mas mesmo assim, pessoas adoecem mesmo tendo acesso a todos esses itens. Nesses casos, a principal causa do adoecimento, em geral, são nossas emoções, que mesmo sem percebermos, provocam alterações imunológicas e hormonais, as quais levam a várias patologias.

E quando falamos em emoções, é tanto o excesso, como a ausência desse sentimento e tanto as boas, como as ruins. Por exemplo, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a raiva, ressentimento, rancor promove desequilíbrios no fígado, levando a quadros de cefaleia, crise hipertensiva, labirintite, mas a ausência desses sentimentos, como a indiferença, também causa um desequilíbrio que pode culminar em uma depressão. Portanto, o equilíbrio das emoções (da mente) gera o equilíbrio físico.


Órgãos e Emoções na MTC

Segundo o Dr. Deepack Chopra, endocrinologista indiano, radicado nos Estados Unidos e autor de vários livros, toda e qualquer atitude mental, negativa ou positiva, produzirá “ordens mentais” no cérebro e este obedecerá, liberando substâncias que irão enfraquecer ou fortalecer os sistemas de defesa do organismo.

E nesses casos o tratamento consiste na busca do equilíbrio físico e mental. E é nesse panorama que as várias terapias que trabalham esse equilíbrio holistico, como Acupuntura, Terapia Floral, Osteopatia, Pilates, Auriculoterapia, Hipnose entre tantas outras, se tornam de suma importância, pois, muitas vezes, não existe ainda uma lesão orgânica estabelecida, mas apenas um desequilíbrio que pode vir a causar uma lesão. Então é a oportunidade de tratarmos enquanto ainda não afetou o nível físico de nosso organismo.

https://issuu.com/atencao30_/docs/edi____o_de_agosto_online
itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018 / 98130-2992