itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018
(14) 98130-2992

ACUPUNTURA: UM TRATAMENTO INTEGRAL

Ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos determinados do corpo para obtenção de efeito terapêutico. A estimulação desses pontos também pode ser realizada de outras maneiras, como o uso da moxa (estimulação por calor, através da queima da erva Artemisia), ventosas, sementes, entre vários outros. No ocidente, essa milenar terapia, permaneceu durante anos à margem da corrente principal da medicina científica.

Hoje, reconhecida por oito Conselhos Federais de Saúde do Brasil como uma especialidade, a Acupuntura é um método de tratamento chamado complementar de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que contribui para a estimulação neurológica, com efeitos sobre neurotransmissores, hormônios e reação do sistema imunológico. Atualmente aliamos a sabedoria milenar da acupuntura, com o desenvolvimento tecnológico de nossos dias, usando equipamentos eletrônicos como os eletroestimuladores. A tecnologia se desenvolveu muito daquela época até nossos dias, porém o homem continua precisando curar-se de suas doenças.

De acordo com a teoria da acupuntura, o universo se baseia na oposição entre duas forças antagônicas, que devem estar com igual intensidade para que haja o equilíbrio. Partindo desta premissa é que existem as teorias da acupuntura.

O bom funcionamento (saúde) do ser depende do equilíbrio entre estas duas forças que são antagônicas. A acupuntura não classifica as doenças tão restritamente como estamos acostumados aqui no Ocidente. Para a acupuntura não existe uma doença, mas sim um doente que necessita de um tratamento geral, visando seu equilíbrio como um todo. Além do sintoma principal que trouxe o paciente para o consultório, haverá outros sintomas de menor importância que são reflexos do mesmo desequilíbrio.

A Acupuntura não é usada apenas para tratamento de dores musculares, articulares ou reumáticas, mas também, para alergias respiratórias, problemas de fundo emocional, doenças do sistema digestivo, problemas neurológicos, doenças de pele, distúrbios do sono e alterações ginecológicas como a cólica menstrual e a TPM. Além disso, tem importante efeito para reforçar a imunidade contra as doenças infecciosas como as gripes e resfriados, além de melhorar o estado geral dos doentes de câncer e outras doenças crônicas.

Toda pessoa pode fazer a acupuntura, independente da idade ou estar fazendo outro tratamento de saúde.

https://issuu.com/atencao30_/docs/edi____o_de_maio_site
itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018 / 98130-2992