itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018
(14) 98130-2992

ACUPUNTURA NO COMBATE AS CEFALEIAS

A cefaleia crônica é um distúrbio neurobiológico que acomete pacientes de diferentes idades, tendo uma predominância entre as mulheres e, de grande incidência na população. Trata-se de um problema que pode provocar sofrimento, angústia e prejuízos às atividades diárias. Podem ter as mais diversas causas, desde tensões musculares a alterações nos olhos, nariz, garganta, ouvidos e outros desequilíbrios orgânicos, incluindo alterações emocionais. O tratamento farmacológico persiste como a principal estratégia terapêutica, mas muitos pacientes não conseguem alívio duradouro da cefaleia com os medicamentos ou não toleram seus efeitos colaterais.

Várias intervenções não farmacológicas têm sido tentadas para a prevenção de recorrência da cefaleia com diferentes graus de benefício. A acupuntura tem sido empregada com crescente frequência e sucesso para esta indicação.

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as cefaleias são classificadas de acordo com a região da cabeça que afetam, da característica da dor, frequência, intensidade e fatores de melhora ou piora. Considera-se que a dor é resultado da obstrução do livre fluxo do Tchi (Energia Vital) no corpo do indivíduo, ou seja, a energia não consegue circular. São apontadas como causas de obstrução desse fluxo de energia vital os fatores externos climáticos, fatores internos e outras causas.

De acordo com a MTC, as aplicações proporcionam o equilíbrio harmônico de energia e sangue entre os meridianos e órgãos correspondentes, além do estímulo realizado pelas agulhas que geram impulsos elétricos, os quais ativam a liberação de substâncias neurotransmissoras do Sistema Nervoso Central, modulando as funções físicas e psíquicas.

A acupuntura, nos últimos anos, tem-se tornado um importante método no tratamento das cefaleias, em especial, cefaleia primária, sem causa conhecida, não somente pelo seu efeito analgésico, mas pelo potencial de cura, desde que o diagnóstico e tratamento estejam corretos. Além de sua alta eficácia, a Acupuntura não tem efeitos colaterais e ainda proporciona grande sensação de bem estar e equilíbrio.

https://issuu.com/atencao30_/docs/edi____o_site
itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018 / 98130-2992