itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018
(14) 98130-2992

ACUPUNTURA E HOMEOPATIA NOS DESEQUILíBRIOS CAUSADOS PELO FRIO


Com a chegada das temperaturas mais amenas do outono e inverno, aumenta nas clinicas e consultórios os pacientes acometidos por resfriados e gripes.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o homem está inserido nas mutações da Natureza, podendo vivê-las de maneira harmônica ou desarmônica, com reflexos diretos em sua saúde.

O resfriado comum pode ser causado tanto por vírus (Rinovírus, por exemplo) ou por bactérias, enquanto que a gripe é causada essencialmente pelo vírus da Influenza. A gripe é muito mais grave que o resfriado e, contudo pode piorar quando não for bem tratada.

O que a nossa medicina ocidental trata como uma infecção viral, na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), esses quadros tratam-se de invasões de fatores patogênicos externos (fatores ambientais), que podes ser vento-frio e vento-calor os tipos mais frequentes.

Portanto, são fatores climáticos associados a agentes patogênicos como vírus e bactérias. A explicação da MTC é que o vento penetra na pele, acometendo a circulação de energia de defesa, o Wei Qi, que circula na região entre pele e músculos. Essa energia de defesa é comandada pelos Pulmões, os quais atuam harmonizando o interior e exterior do corpo, nutrindo e aquecendo a pele, regulando a transpiração e comandando a respiração. Dessa maneira, o fator patogênico interfere nas funções do Pulmão, gerando espirro, tosse e coriza. Nesse momento, o nosso sistema imune (Wei Qi) começa a se defender do agente patogênico, gerando todos os demais sintomas das infecções respiratórias, como febre, calafrios, dores musculares, etc.

Dependendo das condições de saúde do indivíduo e das formas nas quais ele contraiu este vento, ele poderá se tornar vento frio ou vento calor.

No vento-frio, o paciente pode apresentar aversão ao frio, normalmente sem febre alta ou baixa, tremores, dores pelo corpo, tosse moderada, coriza de aspecto branco, rigidez do pescoço, cefaleia. O tratamento com acupuntura expele o vento, dispersa o frio, restabelecendo a função do pulmão.

No vento-calor é encontrada outra condição frequente, cujos sintomas são aversão ao frio, transpiração, febre, coriza de aspecto amarelado, dores no corpo, tremores, tosse, dor na garganta, inflamação das amídalas, urina levemente escurecida, sede moderada. A língua se apresenta ligeiramente avermelhada nas laterais e na ponta. Como tratamento, propõe-se expelir o Vento-Calor e restabelecer a energia do pulmão.


A dietoterapia chinesa nessas patologias

A alimentação é essencial para atingir o equilíbrio, a harmonia e consequentemente a saúde integral. Segundo a MTC, quando o clima está frio devemos comer mais comidas quentes, como sopas e alimentos cozidos, e diminuir os alimentos.


Plantas que estimulam a imunidade

Existem algumas plantas medicinais que estimulam a imunidade e podem reduzir a chance de contrair um resfriado. Entre essas plantas a mais estudada é a equinácea (Echinacea purpúrea ou E. pallida), que pode ser utilizada como um preventivo, fortalecendo o sistema imune. Existem também algumas plantas medicinais que exibem atividade antiviral “in vitro” e também de grande uso na medicina popular. Entre as mais estudadas temos a alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) e a melissa ou erva-cidreira (Melissa officinalis). Essas plantas podem ser usadas na forma de chá (infusão) logo no momento que aparecem os primeiros sintomas de virose, na tentativa de atenuá-los e reduzir o tempo de doença.


Homeopatia

A homeopatia também é extremamente importante e eficaz nos estados gripais e também na prevenção dessas infecções. A ciência da homeopatia é baseada no princípio da cura pelo semelhante. Portanto utiliza-se de substâncias (plantas, minerais, organismos, etc) que causam os mesmos sintomas para tratar esse desequilíbrio, só que essas substâncias são utilizadas em doses extremamente pequenas, diluídas. Assim, como de maneira preventiva, pode-se utilizar de uma homeopatia feita do próprio agente causador da doença, nesse caso do vírus da gripe, funcionado assim como uma vacina, mas sem efeitos colaterais e sem os químicos presentes nessas vacinas.

Portanto a Medicina Tradicional Chinesa, através da Acupuntura, da alimentação e da fitoterapia, associada a Homeopatia, é uma associação de grande sucesso tanto na prevenção como no tratamento das infecções respiratórias e todos desequilíbrios respiratórios que rotineiramente ocorrem nessa época do ano.

itmm.bauru@gmail.com
(14) 3234-1914 / 3011-1018 / 98130-2992